O 10º TRILHOS DO PASTOR realizar-se-á no dia 25 de março de 2018 em São Mamede – Batalha, a 3km de Fátima. É constituído por 2 provas competitivas e uma caminhada. Nas provas temos o Trail Curto e o Trail Longo onde será disputado o campeonato distrital de Leiria de Trail Longo.
O evento é organizado pelo Atlético Clube São Mamede, que conta com a colaboração do Município da Batalha, da Junta de Freguesia de S. Mamede e da Junta de Freguesia do Reguengo do Fetal.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
IDADE PARTICIPAÇÃO
-
A caminhada será aberta a todos os que se julguem capazes, porém, jovens com menos de 18 anos terão que ser acompanhados por um adulto.
-
Nas provas de Trail Curto e de Trail Longo, os atletas deverão ter uma idade mínima de 18 anos (à data da prova).
-
Todos os interessados com mais de 70 anos podem inscrever-se e participar.
Contudo, em caso de sinistro, a apólice não os abrange em consequência do limite de idade, nem a entidade organizadora se responsabiliza.
Todos os participantes deverão ter regularizado o pagamento da inscrição até às 23h59 do dia 17/03/2018.
CONDIÇÕES FISICAS
Todos os participantes deverão ter consciência das dificuldades físicas e mentais inerentes à participação, no entanto, aconselhamos que os participantes gozem de boa saúde e se encontrem com uma preparação física e psíquica apta a esforços longos e em percursos de trilhos, não se responsabilizando a organização por qualquer tipo de consequências negativas, provocadas pela sua participação.
COLOCAÇÃO DORSAL
Dado que as classificações e medição de tempos de prova serão realizadas através de sistema eletrónico, será entregue um dorsal com chip a cada atleta o qual deverá ser colocado obrigatoriamente na parte da frente do corpo (zona da barriga ou abdómen) e assim deve permanecer até ao final da prova. Atletas cujo dorsal não esteja corretamente
colocado conforme as regras e por esse motivo o chip não seja detetado, não serão classificados.
Casos em que o dorsal com chip pode não ser detetado:
a) dorsal dobrado
b) peitoral guardado dentro de bolso, mochila ou outro local
APRESENTAÇÃO DA PROVA
A prova 10º Trilhos do Pastor é constituída na sua maioria (cerca de 95%) por trilhos técnicos, estradões, carreiros e por serras e vales no parque natural das Serras d' Aire e Candeeiros e do maciço calcário estremenho.
Com passagem em locais tão únicos e especiais como por exemplo:
-
Interior das Grutas da Moeda (TL, TC e Caminhada)
-
Aldeia de Pia do Urso e respetivo Eco Parque Sensorial (TL, TC e Caminhada)
-
Antigos moinhos de vento reconstruídos (TL, TC e Caminhada)
-
Aldeia de Reguengo do Fetal (TL)
-
Buraco Roto (Reguengo do Fetal) (TL)
-
A prova percorre alguns dos pontos mais altos das nossas serras onde podemoster vistas espetaculares de Fátima com o seu Santuário, Serra da Lousã, Serra de Aire e Candeeiros e inclusive das ilhas das Berlengas. (TL, TC e Caminhada)
-
Explorações de pedra desativadas (TL)
PROGRAMA / HORÁRIO
-
Dia 25/03/2018
-
Abertura do secretariado das 07h15 às 8h30, na Junta de Freguesia de São Mamede.
-
O Trail Longo terá início às 09h00 com partida e chegada frente ao edifício da Junta de Freguesia de S. Mamede.
-
O Trail Curto e a Caminhada terão início às 9h30, com partida e chegada no mesmo local.Haverá uma refeição ligeira, incluída na inscrição, a ser servida cerca das 12H00 (uma sopa de legumes, uma bifana, fruta e bebida).
-
Entrega dos prémios para o Trail Curto – 13h00 e para o Trail Longo cerca das 14h00.
DISTÂNCIA / ALTIMETRIA / CATEGORIZAÇÃO DE DIFICULDADE ATRP
-
Trail longo (TL) = K28 Grau de dificuldade ATRP = D (difícil)
-
Trail Curto (TC) = K15 Grau de dificuldade ATRP = M (moderado)
O desnível acumulado e perfil serão anunciados posteriormente.
TEMPO LIMITE
-
O Trail Longo tem um tempo limite de 6 horas.
-
O Trail Curto tem um tempo limite de 4 horas.
LOCAIS DOS ABASTECIMENTOS
A distância de passagem dos abastecimentos será anunciada posteriormente.
Trail longo:
1º abastecimento = ponto de água
2º abastecimento= sólidos + líquidos
3º abastecimento= sólidos + líquidos
4º abastecimento= sólidos + líquidos
Trail curto:
1º abastecimento = ponto de água
2º abastecimento= sólidos + líquidos
Caminhada:
Abastecimento único = sólidos + líquidos
MATERIAL OBRIGATÓRIO / VERIFICAÇÕES DE MATERIAL
Material Obrigatório para todos os atletas:
-
Documento de identificação (para levantamento dos dorsais);
Material aconselhado pela Organização
-
Calçado apropriado,
-
Mochila de Hidratação ou Cinto com recipiente(s),
-
Telemóvel
-
Manta térmica.
VALORES E DATAS PARA INSCRIÇÃO
As duas primeiras semanas de inscrições estão reservadas apenas para os atletas da ADAL com um preço de 14.00€
-
Trail Longo e Curto – 15.00€
-
Caminhada – 10.00€
-
Refeição acompanhante – 5.00€
O valor das inscrições permanecerá igual desde o início até ao términus.
-
O período de inscrições fecha ás 23H59 do dia 17/03/2018 ou quando atingidos os 650 inscritos.
DEFINIÇÃO DAS CATEGORIAS ETÁRIAS MASCULINOS / FEMININOS
Sub 23 M/F 18-22 anos
Séniores M/F 23 - 34 anos
M/F 35 35 – 39 anos
M/F 40 40 - 44 anos
M/F 45 45 - 49 anos
M/F 50 50 - 54 anos
M/F 55 55 - 59 anos
M/F 60 60 e mais
* Os escalões referem-se à idade dos participantes no ano da prova.
Classificação
Haverá classificação geral, por escalões e por equipas no Trail Curto e Trail Longo.
Prémios
-
Trail Curto e Trail Longo:
3 primeiros da geral masculinos/femininos – prémio especial
3 primeiros de cada escalão masculinos/femininos – troféus
3 primeiras equipas – contando o somatório dos 3 melhores atletas chegados, independente do sexo. Em caso de algum empate, sobe ao lugar superior a equipa que fechar primeiro.
-
Oferta da inscrição para o vencedor masculino e feminino na próxima edição.
-
Prémio para o participante mais idoso, masculino ou feminino, no conjunto das 2 provas.
-
Prémio especial para a equipa mais numerosa no conjunto do evento.
-
Prémios para o campeonato distrital de Trail Longo entregues pela ADAL
-
Poderão ser entregues outros prémios que a organização venha a angariar.
NOTAS E ALTERAÇÕES
-
Não haverá lugar a reembolso em caso de desistência qualquer que seja o motivo.
-
Os participantes serão responsáveis por todas as ações suscetíveis de causar danos materiais, morais ou de saúde a si mesmos ou a terceiros.
-
Como será impossível realizar o corte de tráfego rodoviário nalgumas passagens, os participantes devem cumprir as regras de trânsito nas estradas públicas, devendo ainda respeitar as áreas agrícolas, propriedades privadas e as grutas sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.
-
A organização declina toda a responsabilidade em caso de acidente, negligência, roubo, assim como dos objetos e valores de cada participante.
-
A entidade organizadora pode usar imagens ou fotos dos participantes, recolhidas ao longo dos percursos na promoção e divulgação deste ou doutros eventos.
-
Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora, de forma soberana não cabendo recursos a essas decisões.
-
O ato de inscrição pressupõe a aceitação deste regulamento.
-
Caso se justifique, a organização procederá a ajustes no presente regulamento, informando sempre atempadamente os participantes.
-
Alguma dúvida deverá ser enviada preferencialmente para o mail, geral@recordepessoal.pt, acsmamede@gmail.com ou colocada para os nº 914285270 (Bruno Reis) ou 913004199 (Hugo Carreira).
-
Questões sobre inscrições, 914795320 (Rui Ferreira)
-
Para emissão de recibo este deverá ser solicitado no formulário de inscrição e será entregue com o dorsal.
FACEBOOK DO EVENTO
REGULAMENTO COMPLETO