A 15ª CORRIDA DO VINHO E DA PERA ROCHA é uma organização do CDBBR Clube Desportivo do Bombarral com o apoio da União das Freguesias de Bombarral e Vale Covo, do Município do Bombarral e da Associação Distrital de
Atletismo de Leiria (ADAL).
Este ano, será realizado, simultaneamente, o Campeonato Distrital de Estrada
Local / Data / Hora
O evento realiza-se no dia 06 de junho de 2026, com partidas e chegadas junto ao edifício-sede da Junta de Freguesia de Bombarral e Vale Covo, sito na Rua Luís de Camões, junto ao Hotel Comendador, com o seguinte horário:
-
17H30 – Início das provas das camadas jovens (150m a 3000m)
-
19H00 – Partida da 15.ª Corrida do Vinho e da Pera Rocha (10Km)
Medição do Percurso:
-
O percurso da prova principal terá uma distância de 10 km, percurso aferido.
Escalões / Distâncias
-
Para os diversos escalões na Corrida do Vinho serão consideradas as seguintes datas de nascimento assim como os horários de partida e distâncias de cada prova.

-
No caso dos atletas veteranos conta a idade no dia da prova.
-
Os atletas de Desporto Adaptado devem inscrever-se nos respetivos escalões, sendo a sua classificação separada! Devem enviar para o email atletismo@cdbbr.pt , uma declaração que comprove que se engloba no Desporto Adaptado (obrigatório)
Inscrições
-
As inscrições deverão ser realizadas na Plataforma Recorde Pessoal
-
As inscrições terminarão às 23h59 do dia 30 de Maio ou assim que esgotarem as inscrições. NÃO SERÃO ACEITES INSCRIÇÕES ou pagamentos posteriores a esta data.
-
As inscrições após o dia 16 de maio (não será garantido tamanho da camisola)
-
Após o pagamento, a inscrição será considerada válida. Até lá será considerada como “pré-inscrição”.
15.ª Corrida do Vinho e da Pera Rocha
-
As inscrições para atletas filiados serão de 11,00€ até 10/05 e 13,00€ de 11/05 a 30/05
-
As inscrições para atletas Não filiados serão de 12,00€ até 10/05 e 14,00€ de 11/05 a 30/05
-
As inscrições das camadas jovens (Bambis a Juvenis) são gratuitas.
-
Limitado a 300 atletas, na prova grande.
-
Por cada 10 inscritos na prova principal, a equipa beneficiará de 1 inscrição gratuita (exemplo: numa equipa de 20 elementos 2 serão gratuitos). Para beneficiarem das inscrições gratuitas, os atletas têm de ser inscritos todos juntos
Refeição
-
Teremos disponível no ato da inscrição uma refeição (Sopa da Pedra ou Caldo Verde; Bifana; Bebida), por mais 6€.
-
Acompanhantes também poderão adquirir a refeição
-
A refeição poderá ainda ser adquirida no dia da prova junto à roulotte/bar pelo mesmo valor (6€)
Prémios / Classificações
Os prémios individuais serão atribuídos por escalão, não existindo qualquer prémio de classificação geral, conforme o seguinte:
-
Prémio para os 1º´s, 2º’s e 3º’s - todos os escalões, por género, exceto Bambis;
-
Nos Bambis não haverá classificação. Existindo por isso uma lembrança a todos os participantes deste escalão.
-
Atletas de Desporto Adaptado terão uma lembrança
Os prémios coletivos a atribuir serão os seguintes:
Corrida do Vinho (Juniores + Seniores + Veteranos):
-
10 troféus / taças - 10 primeiras equipas.
-
Vencerá coletivamente a equipa que obtiver menor somatório de pontos, concorrendo para esse somatório os quatro primeiros atletas de cada equipa a chegar à meta, independente do escalão e/ou género.
-
Será atribuído o número de pontos de acordo com a classificação individual do atleta. Ex.: 1º classificado 1 ponto, 23º classificado 23 pontos.
-
Em caso de empate será considerado o quarto atleta melhor classificado.
Corrida Jovem (Benjamins a Juvenis)
-
5 troféus / taças - 5 primeiras equipas.
-
Contam para atribuição de pontos na classificação coletiva jovem os dez primeiros atletas, de cada escalão/género, classificados por ordem de chegada à meta, sendo atribuídos 10 pontos ao 1º classificado, 9 ao 2º e assim sucessivamente, ganhando a equipa que somar maior número de pontos.
-
Os prémios serão entregues no decorrer das provas (se possível)
-
As chegadas à meta serão realizadas em “funil”.
-
As classificações serão disponibilizadas online logo após a chegada.
Kits de Participação
Os Kits são compostos por:
-
Dorsal
-
Seguro
-
Banhos
-
Abastecimentos
-
1 Garrafa de vinho (Prova 10Km)
-
1 Camisola Técnica Alças (Prova 10Km)
-
E outras ofertas que a organização venha a recolher junto dos patrocinadores.
Levantamento de Kits/Dorsais
Abastecimentos
-
A prova grande terá abastecimentos líquidos sensivelmente aos 3Km, 6Km, 8Km e no final da prova.
-
Serão permitidos abastecimentos próprios em qualquer parte do percurso e em qualquer uma das provas, desde que fora da trajetória dos atletas.