O clube de atletismos os “Unidos Runners” com o apoio do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Unidos “G.D.R.C. UNIDOS” organiza no dia 06 de Setembro de 2025 o 3º Côdeas Trail, que consiste numa prova de Trail na localidade Casal dos Claros e Coucinheira com a partida e chegada junto ao clube, “G.D.R.C. UNIDOS”
A prova é constituída no seu percurso por trilhos, caminhos, carreiros com alguma dificuldade.
Esta prova é organizada pelos Unidos Runners com o apoio do G.D.R.C. UNIDOS.
-
O evento realizado no dia 06 de Setembro de 2025 independentemente das condições climatéricas do dia desde que o organizador entenda que não há riscos acrescidos pelas mesmas para este tipo de evento.
-
Se a organização o entender e a segurança dos participantes justificar, poderão ser alterados os percursos previamente estabelecidos.
-
As provas terão o seu início junto a clube “G.D.R.C. UNIDOS”
O evento é composto por duas provas competitivas:
-
Trail Sprint - Percurso com cerca de +/-19km de dificuldade média.
-
Mini Trail - Percurso com cerca de +/-10km de fácil progressão, com pouco desnível positivo, ideal para iniciantes à prática de Trail Running.
-
Não competitivo – Caminhada e Trail Kids
Em paralelo e não competitivo haverá uma caminhada de +/- 10km, caminha esta com o mesmo percurso que o Mini Trail, com inscrições na plataforma do Recorde Pessoal.
Os participantes menores do Trail Kids e caminhada podem participar desde que o representante legal do mesmo assine o termos de responsabilidade declarando que têm conhecimento dos risco que podem advir da participação neste tipo de eventos, reconhecendo que a organização não poderá ser responsabilizada por qualquer acidente que ocorra durante o percurso. (nos termos da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, Lei n.º 2 5/07)
Programa / horários
Dia 05 de Setembro pelas 17H abertura do secretariado no Clube G.D.R.C. UNIDOS
No dia 06 de Setembro
-
14h00 - Abertura do secretariado no clube G.D.R.C. UNIDOS
-
15h40 - Trail Kids
-
16h20 - Briefing na zona de partida (Trail Sprint / Mini Trail/Caminhada)
-
16h30 - Partida do Trail Sprint
-
17h00 - Partida do Mini Trail e caminhada
-
20h00 - Entrega de prémios
Distâncias
-
Trail Sprint (19 km)
-
Mini Trail (10 km)
-
Caminhada (10km)
-
Trail Kids Benjamins: 6 a 10 anos (500m) / Infantis 11 a 13 anos (1500m)
O percurso ainda se encontra a ser definido pelo que o presente regulamento será mantido atualizado na página da prova á medida que forem reunidas novas informações.
Metodologia de controlo de tempo.
-
Os tempos obtidos serão cronometrados eletronicamente por chip no dorsal.
-
Os atletas filiados na ADAL, usam o seu dorsal da época.
-
Os atletas que entrem na meta depois de encerramento do controlo não serão classificados.
Material obrigatório
Material recomendado Trail Sprint
-
Telemóvel operacional
-
Manta térmica
-
Apito
No Mini Trail e caminhada não haverá material obrigatório, no entanto a organização aconselha aos participantes para a sua segurança a transportarem o seguinte material:
-
Telemóvel
-
Um sistema próprio para o transporte de água (caneca, bidon) uma vez que a organização não disponibiliza copos nos abastecimentos.
-
Documento de identificação.
INSCRIÇÕES
-
As inscrições individuais ou coletivas (equipas) deve de ser feita única e exclusivamente na plataforma do Recorde Pessoal www.recordepessoal.pt
-
Limite máximo de inscrições 400.
Valores das inscrições:

Material incluído com a inscrição
-
Dorsal personalizado;
-
Brinde T-shirt técnica alusiva ao evento;
-
Abastecimentos líquidos e sólidos;
-
Refeição ligeira, (Sandes+bebida+fruta)
-
Outros brindes a anunciar;
Definição data, local e hora entrega prémios
-
Os prémio serão entregues no Clube G.D.R.C. UNIDOS pelas 20h00.
No Trail Sprint serão entregue prémios aos 3 primeiros e aos respetivos escalões;
-
Para efeito de classificação e pontuação dos atletas nos escalões, será considerada a idade que o atleta terá a 06 de Setembro da época competitiva. (Para a época 2024/2025, será a idade do atleta a 30 de Setembro de 2025 )

-
No Trail Kids e Caminha terão como prémio a medalha de Finisher.
Prémios para a melhor equipa Masculina e Feminina. A classificação coletiva (M/F)determina-se em dois passos: primeiro, e com base na classificação geral absoluta (M/F) (sem distinção de escalão), somam-se os lugares dos tre^s (3) primeiros classificados de cada equipa, três (3) primeiras classificadas, no caso das equipas femininas; seguidamente, ordenam-se as equipas (M/F) por ordem crescente de pontos obtidos na operação anterior, após o que se aplica a tabela de pontuação acima descrita para as equipas. Em caso de empate, a situação será´ resolvida a favor da equipa que apresentar o 3o elemento melhor classificado.
Haverá um prémio(1 Leitão voucher) para a equipa com mais atletas inscritos no conjunto das duas provas, Trail Sprint e Mini Trail.