Mais que um Trail, uma Festa!
A Associação Trilhos Romanos em colaboração com a Junta de Freguesia do Bárrio e a Câmara Municipal de Alcobaça, no próximo dia 01 de Junho de 2025, levará a cabo a organização da 4ª edição do Trail Trilhos Romanos, inserida nas festividades do aniversário da freguesia.
O evento contará com duas provas competitivas, um Trail Sprint de 18 km e um Mini-trail de 12 km, três provas sem caracter competitivas uma Caminhada de 8,5 km, uma Mini-caminhada de 6,5 km e o Kids Trail, este último com diferentes distâncias, de acordo com escalão das crianças.
A concentração, partida e chegada das provas e da caminhada serão realizadas no recinto da festa, junto à Sede da Junta de Freguesia do Bárrio, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria.
As provas de trail e as caminhadas percorrerão percursos e trilhos na freguesia do Bárrio, alguns deles abertos propositadamente para este evento.
A concentração e as partidas das provas do Kids Trail serão realizadas nas imediações do estacionamento que ficará localizado na Rua Vale da Pereira e chegada no recinto da festa.
Programa / Horário*
Dia 31 de Maio (Sábado) – Casa Amarela (ao lado da Junta de Freguesia do Bárrio)
-
15h00 às 20h00 – Entrega de dorsais e kits de participação
Dia 01 de Junho (Domingo) – Casa Amarela
-
07:00 - Abertura do Secretariado – Casa Amarela (ao lado da Junta de Freguesia do Bárrio)
-
08:30 - Abertura do Controlo 0 (inicio da entrada dos atletas para a zona da Partida)
-
08:45 - Briefing
-
09:00 - Início da prova do Trail Sprint
-
09:30 - Início da prova do Mini-trail
-
09:40 - Início das Caminhadas
-
11:30 - Início do almoço
-
12:15 - Cerimónia de entrega dos prémios
-
13:00 - Início das provas do Kids Trail
A entrega dos prémios será efetuada assim que estejam reunidas as condições para fechar as classificações dos vários escalões.
Horário das provas do Kids Trail

Os escalões etários do Kids Trail são atribuídos de acordo com os regulamentos da Federação Portuguesa de Atletismo, considerando o ano de nascimento dos atletas
*Os horários poderão estar sujeitos a alterações.
Material obrigatório e aconselhado
Material obrigatório – Trail Sprint e Mini-trail:
-
Mochila/cinto de hidratação (a organização não disponibiliza copos nos abastecimentos);
-
Telemóvel operacional;
-
Manta térmica;
-
Apito.
Material aconselhado – Trail Sprint, Mini-trail e Caminhada:
-
Calçado adequado à prática desportiva da modalidade;
-
Alfinetes ou porta-dorsal (a organização não disponibiliza);
-
Recipiente para líquidos (garrafa, copo ou outro)
Valores e períodos de inscrição
As inscrições devem ser realizadas de acordo com os prazos indicados, tendo como data limite o dia 14 de Maio de 2025 ou quando atingido o limite de 750 inscrições pagas no conjunto das seguintes modalidades (Trail, Mini-trail, Mini-caminhada e Caminhada) e 100 atletas no caso do Kids Trail.
Preços
1ª Fase: de 14 de Fevereiro a 13 de Abril:
-
Trail Sprint – 7€
-
Mini-trail – 6€
-
Caminhada e Mini-caminhada – 5€
-
Kids Trail – 1€
2ª Fase: de 14 de Abril a 14 de Maio:
-
Trail Sprint – 9€
-
Mini-trail – 8€
-
Caminhada e Mini-caminhada – 7€
-
Kids Trail – 2€
Opcional – T-shirt – 6,5€
Opcional - CAP – 12,5€
Opcional – Almoço (bifana + sopa + bebida) - 6€
Oferta T-shirt (Kids Trail) – primeiras 100 inscrições
Material incluído com a inscrição
Trail Sprint e Mini-trail
-
Seguro desportivo
-
Dorsal personalizado
-
Cronometragem
-
Abastecimento(s)
-
Brindes que a organização venha a angariar
-
Lembrança finisher
-
T-shirt (opcional)
Caminhada e Mini-caminhada
-
Seguro desportivo
-
Dorsal personalizado
-
Abastecimento(s)
-
Brindes que a organização venha a angariar
-
Lembrança finisher
-
T-shirt (opcional)
Kids Trail
-
Seguro desportivo
-
Dorsal personalizado
-
Abastecimento(s)
-
Brindes que a organização venha a angariar
-
Lembrança finisher
-
T-shirt (oferta)
Prémios Individuais, Escalões e Coletivos
Para o Trail Sprint de 18 km serão premiados com troféu:
-
1º, 2º e 3º lugar da Geral (M/F)
-
1º, 2º e 3º lugar por cada escalão (M/F)
-
1º, 2º, e 3º lugar de equipas (3 primeiros atletas da equipa)
Para o Mini-Trail de 12 km serão premiados com troféu:
-
1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugar da Geral (M/F)
-
1º, 2º, e 3º lugar de equipas (3 primeiros atletas da equipa)
Para a classificação por equipas contarão o somatório das classificações dos 3 primeiros atletas (masculino ou feminino) a cortar a meta nas provas de Trail Sprint e Mini-Trail. Em caso de empate, a equipa vencedora será aquela com o 3.o elemento melhor classificado.
Caminhadas e Kids Trail (sem classificação)
Troféu a atribuir à equipa com mais elementos inscritos no conjunto das provas de Trail Sprint, Mini-Trail, Mini-caminhada, Caminhada e Kids Trail.
A ausência dos premiados na cerimónia entende-se como renúncia ao prémio.
ESCALÕES
Masculinos e Fmininos
-
Sub-23 M/F (18-22 Anos)
-
Sénior M/F (23 -34 Anos)
-
M35/F35 (35-39 Anos)
-
M40/F40 (40-44 Anos)
-
M45/F45 (45-49 Anos)
-
M50/F50 (50-54 Anos)
-
M55/F55 (55-59 Anos)
-
M60/F60 (60-64 Anos)
-
M65/F65 (≥ 65 Anos)
Causa Solidária
Apelamos a todos que no dia do evento tragam tampinhas, rolhas de cortiça e caricas. A organização terá um local próprio para a recolha das mesmas devidamente identificado.
Todas as tampinhas recolhidas serão entregues à família do Pedro, para ajudar a custear os seus tratamentos.